GLAUCOMA

Entenda como essa doença tem tirado a visão de muita gente no Brasil e no mundo!
Dr. Álvaro Bruno Botentuit explica em detalhes tudo sobre a principal causa de perda visual irreversível no mundo: glaucoma

O que é Glaucoma?

Glaucoma é a lesãodo nervo óptico causado geralmente pela elevação da pressão ocular. Entretanto pode ocorrer em alguns casos com a pressão normal.

Quais os fatores de risco para Glaucoma?

Raça negra
Idade superior a 40 anos
Histórico familiar de glaucoma
Uso de corticóide por qualquer via;

Quais os sintomas?

Inicialmente o glaucoma não demonstra sintoma, mas com o avanço da doença ocorre perda periférica da visão e em última análise a perda visual completa.

Como é feito o diagnóstico de Glaucoma?

O diagnóstico de glaucoma é realizado através de uma consulta oftalmológica completa na qual o médico oftalmologista avalia a acuidade visual, a pressão ocular e o nervo óptico. A partir daí realiza diversos exames para detectar e estratificar o grau de severidade da doença.

Como é feito o tratamento do Glaucoma?
Geralmente o tratamento do glaucoma é realizado com uso de colírios hipotensores, isto é, utilizados para baixar a pressão ocular. Devem ser usados diariamente e a dose depende de cada tipo específico. A monitorização da pressão ocular deve ser frequente, geralmente a 2 ou 3 meses. A cirurgia anti-glaucomatosa fica reservada para casos mais avançados da doença.

Quero receber informações de saúde dos olhos da Clínica Olhar Saúde

Cadastre-se