DESCOLAMENTO DE RETINA

Entenda os 3 tipos de Descolamento de Retina, como prevenir, detectar precocemente e tratar essa emergência oftalmológica.
Para entender o Descolamento de Retina, inicialmente é necessário entender alguns pontos:

O que é Retina?

Retina é uma fina camada composta por neurônios que reveste a parte de dentro do olho, é através dela que a luz é absorvida e transformada em impulso nervoso para ser transformada em imagem no cérebro.

Por que a Retina descola?

O descolamento ocorre por 3 razões: 
1. Por uma rasgadura que acontece em áreas bem finas da retina ( alterações genética).
2. Por cicatrizes ( trações) que ocorrem em casos avançados de Retinopatia Diabética e de Tromboses retinianas.
3. Por vazamentos inflamatórios decorrentes de tumores ou alterações vasculares oculares.

Como perceber que a Retina está descolando?

Os sintomas iniciais são manchas escuras no campo de visão, as chamadas "moscas volantes" e "flash's" de luz espontâneas que aparecem subitamente em um dos olhos. A partir desse momento ocorre o surgimento de uma "cortina" ou mancha escura maior que, por sua vez, ocupa o campo de visão de cima para baixo ou no sentido contrário, até atingir a visão central e tornar a visão totalmente "escura" e embaçada.

Como o Médico Oftalmologista descobre o Descolamento de Retina?

Através de um exame específico chamado "Mapeamento de Retina"ou exame de fundo de olho, no qual instila-se um colírio antes do procedimento com o objetivo de dilatar a pupila e facilitar a observação pelo médico do fundo do olho. Por vezes é necessário realizar ainda, uma ultrassonografia ocular para melhor identificação da área de descolamento.

Como tratar o Descolamento de Retina?

Para casos iniciais em que a área de descolamento é pequena e restrita a um determinado ponto pode-se realizar aplicação de laser retiniano com o objetivo de bloquear e isolar a região de descolamento e impedir o avanço para parte central.
Entretanto em casos avançados de descolamento total de retina a cirurgia chamada Vitrectomia é a melhor opção e objetiva remover a gelatina do olho, chamada "humor vítreo"e realocação retiniana na sua posição ideal com realização de laser ao redor das rasgaduras e implante de gás ou óleo de silicone para substituir o vítreo removido. 


Qual é a chance de recuperação visual após o Descolamento de Retina?

O prognóstico depende totalmente do tempo de descolamento, geralmente quando o tratamento é realizado em até 7 dias  a possibilidade de restauração visão é maior. Entretanto, em casos mais tardios, ocorre a formação de cicatrizes na retina e uma perda funcional isto é, a "morte" das células visuais, os chamados fotorreceptores, e, nesses casos, a possibilidade de recuperação visual torna-se mais remota.


Dr. Álvaro Bruno Botentuit
Oftalmologista especialista em Retina
Professor de Oftalmologia da UFMA
Mestre em Diabetes na visão - UnB - Brasília

Quero receber informações de saúde dos olhos da Clínica Olhar Saúde

Cadastre-se

DEIXE SUA PERGUNTA AQUI

Dr Alvaro Bruno Botentuit Oftalmologista

"Nossa missão é cuidar de Você!"

Diretor Médico 
Prof. Dr. Álvaro Bruno Botentuit

O que achou da sua consulta? Sua opinião é muito importante para nós!
Obrigado!