CAPSULOTOMIA ou "Limpeza de Lente"


Entenda tudo sobre a famosa "limpeza de lente" realizada em pessoas que já fizeram sua cirurgia de catarata e apresentam embaçamento na visão"
Para entender o que é e como se realiza a "Limpeza de Lentes" após a cirurgia de catarata algumas perguntas serão respondidas:

O que é Capsulotomia ou "Limpeza de lentes" ?

É o procedimento realizado com um aparelho chamado YAG LASER através do qual é realizada uma ruptura da cápsula cápsula posterior do cristalino (local onde acumula-se células e material orgânico que leva a perda da transparência visual).

Como é feito o procedimento de "Limpeza de lentes"?

É realizado de modo ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de paramentação e anestesia cirúrgica, o paciente é posicionado no aparelho, alinha o queixo e a região frontal da face e mantém a visão fixa em um ponto luminoso, a partir daí o médico oftalmologista aplica o laser exatamente na cápsula, removendo essa estrutura e propiciando a restauração completa da entrada de luz no olho.

Como é a recuperação após a "Limpeza das lentes"?

Após o procedimento o paciente é liberado para casa e utiliza colírio anti-inflamatório e por vezes colírios hipotensores, quando forem portadores de glaucoma. Um leve embaçamento visual pode perdurar por alguns dias e a presença de moscas volantes podem ser frequentes nas 2 primeiras semanas. 

Quantas vezes é necessário fazer a "Limpeza de Lentes" ?

Dúvida muito frequente: Apenas 1 vez em cada olho. 



Dr. Álvaro Bruno Botentuit 
Oftalmologista especialista em Retina
Professor de Oftalmologia da UFMA
Mestre em Diabetes na visão - UnB Brasília-DF

Quero receber informações de saúde dos olhos da Clínica Olhar Saúde

Cadastre-se

DEIXE SUA PERGUNTA AQUI